Projetos a Decorrer
AMBI
COOLABORAR
AMBI — arquivo vivo e universal de escuta estudantil
O projeto AMBI é um arquivo vivo e universal que dá voz aos estudantes (da pré-escola ao pós-doutoramento) sobre as suas vivências e processos de aprendizagem, transmitidas na sua própria linguagem.
Deslocamo-nos a escolas e universidades onde apresentamos o projeto e recolhemos depoimentos.
Seguimos práticas de investigação não intrusiva e não editamos os testemunhos recolhidos, respeitando integralmente a voz de cada estudante.
Sendo uma plataforma de investigação independente dedicada à Intersecionalidade, Diversidade, Justiça Social e à Convenção dos Direitos da Criança, a cinzenta procura reduzir o distanciamento entre a escola, a academia, a sociedade e seus decisores políticos.
Queremos dar voz aos estudantes e aumentar substancialmente a sua representatividade.
Ampliamos as suas experiências vividas, as suas palavras e a sua autodeterminação.
Queremos contribuir para que o conhecimento académico conduza a um impacto real no mundo e para que o mundo se relacione com a aprendizagem de forma mais acessível, participativa, consciente, ética e responsável.
O nosso arquivo é público, e queremos que investigadores, diretores de escola e decisores políticos o consultem como uma ferramenta concreta — um mapa claro de um território profundamente sub-representado.

O que significa AMBI?
AMBI é a sigla de Autonomia, Memória, Biografia e Independência — quatro palavras que sustentam a prática e a ética deste projeto:
Autonomia
porque ninguém ensina ninguém. As pessoas aprendem em comunhão quando podem existir com dignidade e escolher a sua própria palavra.
Memória
porque o que se vive na escola deixa marcas e lembrar é um ato político.
Independência
porque só se escuta verdadeiramente quando não se obedece a silêncios impostos.
Biografia
porque cada estudante é o sujeito da sua história e não o objeto de estudo.
Como nos lembra Paulo Freire, "não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". O projeto AMBI nasce para escutar esses saberes e a majestosa diversidade humana — daqueles que, até hoje, não foram escutados.
Três eixos de trabalho
Este nosso trabalho centra-se em três eixos fundamentais:
Investigação comunitária que escuta e constrói a partir do território e das experiências vividas.
Interligação e construção de formação para equipas escolares baseada nas realidades concretas de cada contexto.
Tradução das necessidades dos estudantes em conhecimento partilhado e consciência científica coletiva.