Áreas de Atuação
As nossas formações têm como objetivo combater a exclusão e promover o entendimento profundo da Diversidade e propósito da Justiça Restaurativa em meio escolar ou de acolhimento de crianças e jovens. Procuramos capacitar os profissionais para que possam criar de forma integrativa ambientes educacionais e de acolhimento no primeiro emprego após o ensino profissional. Onde tanto os estudantes como os adultos por si responsáveis se possam desenvolver em segurança e de modo saudável, independentemente do seu funcionamento neurológico, origem ou identidade.
As formações que oferecemos são:
Como implementar um Relatório Técnico Pedagógico
Esta formação conduz professores e equipas multidisciplinares de apoio à Educação Inclusiva a implementar um Relatório Técnico Pedagógico que realmente contemple os melhores interesses do estudante. A formação visa capacitar os adultos da comunidade escolar a concretizarem o que está estipulado na lei, evitando que o processo se torne apenas um exercício burocrático obrigatório.
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Disciplina Restaurativa e Relações Seguras
(Neurociência, Trauma e
Transformação Escolar)
Esta formação foi criada para modificar os padrões de violência interpessoal fortemente presentes nas nossas escolas. É voltada para a transformação das práticas disciplinares nas escolas e instituições de acolhimentode crianças e jovens em risco, com base nos conhecimentos da Neurociência Educacional, Pedagogia Relacional e Trauma Informado.
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Criatividade Educacional
A formação em Criatividade Educacional propõe-se a repensar a prática pedagógica como um espaço de imaginação, expressão e transformação. Muito para além de “atividades criativas”, trata-se de cultivar um ambiente onde todos os sujeitos da escola, estudantes, educadores e comunidade possam criar, questionar e construir saberes com sentido.
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Como implementar um Relatório Técnico Pedagógico
Esta formação foi construída seguindo o paradigma da Neurociência Educacional através de ferramentas desenvolvidas em conjunto, baseadas na realidade das comunidades escolares e tendo em conta os recursos disponíveis e necessidades específicas de cada estudante e professor. Articulamos ligações entre as equipas externas de psicólogos, ação social e neuropediatras que acompanham o estudante, com as escolas criando uma ligação essencial que muitas vezes falta ou falha.
Construção de Repositório
Ensinamos a construir bibliotecas de recursos disponíveis num repositório aberto a todos os docentes e construído coletivamente. Incentivamos uma cultura colaborativa e de construção coletiva, onde todas as partes são escutadas e valorizadas.
Monitorização
Fazemos questão de partilhar as dificuldades e obstáculos recolhidos após as formações com as instituições que tutelam a educação, tentando criar um canal de comunicação assente em evidências científicas, baseado em problemas e desafios reais enfrentados pelas escolas e suas comunidades. A nossa abordagem visa garantir que as políticas e práticas educacionais sejam fundamentadas na realidade e que a comunicação entre as diferentes partes seja contínua e eficaz.
Disciplina Restaurativa e Relações Seguras
(Neurociência, Trauma e
Transformação Escolar)
Defendemos que as abordagens através da disciplina tradicional amplamente disseminada e burocratizada nas nossas escolas não funciona, especialmente para crianças e adolescentes que enfrentam traumas, que vivem em situações de risco e falta de apoio familiar, ou sem uma intervenção especializada em saúde mental. Sabemos que as escolas e sistemas de suporte têm falhado a muitas destas crianças e jovens, deixando-os vulneráveis e com dificuldades adicionais no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. De facto, existe um Pieline School-To-Prison que liga diretamente a marginalização de jovens com o insucesso e desintegração da comunidade escolar.
Não estamos a cumprir dignamente o disposto na Constituição da República Portuguesa (art.º 74.º), na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86) e no Decreto-Lei n.º 54/2018, que garantem o direito de todos a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade!
Entendemos as dificuldades severas que as escolas e instituições de acolhimento enfrentam, especialmente quando têm pouquíssimos recursos disponíveis. A formação inicial dos professores muitas vezes não os prepara para lidar com essa realidade complexa, mesmo que esta seja parte do tecido diverso humano com que se deparam nas suas escolas. Acreditamos ser necessário promover um olhar sensível e científico, uma abordagem mais integrativa para o bem-estar e a educação dos estudantes e adultos que os acompanham no seu percurso escolar obrigatório.
Como trabalhamos:
Trabalhamos em grande proximidade e com análises de realidade exigentes. Construímos a formação em função das necessidades das escolas, instituições de acolhimento e suas crianças e jovens. Para transformar as práticas disciplinares e combater a violência interpessoal, utilizamos estratégias concretas fundamentadas em evidências científicas que integram a Neurociência Educacional e Pedagogia Relacional, para além da Gestão Colectiva e a Cooperação para a Paz.
Aplicamos métodos que priorizam a responsabilização dos estudantes, sem recorrer à punição tradicional.
Envolvemos educadores, familiares e equipas de apoio na construção de um ambiente educacional seguro e de competência e capacitação, onde as ações dos estudantes têm consequências claras e justas e sempre restaurativas.
A nossa abordagem não é permissiva, não toleramos comportamentos violentos ou destrutivos. Pelo contrário, defendemos que as escolas precisam ser ambientes de aprendizagem rigorosos e de respeito mútuo, onde os estudantes, independentemente das suas dificuldades, compreendem as consequências dos seus atos, mas têm a oportunidade de refletir sobre o impacto das suas ações. A disciplina restaurativa permite que a violência e os conflitos sejam resolvidos de forma construtiva e com diálogo, tendo em vista a reparação de problemas e responsabilização, sem desrespeitar a dignidade ou direitos fundamentais de ninguém.
Acreditamos que as escolas devem agir como espaços de transformação oferecendo estratégias práticas e eficazes para lidar com os desafios dos estudantes, sempre respeitando a realidade das comunidades e os limites de cada instituição.
Criatividade Educacional
Esta formação parte da ideia de que a criatividade não é um dom isolado, mas uma competência humana, relacional e coletiva, que floresce quando há escuta, respeito pela diversidade, segurança emocional e liberdade para experimentar. Valorizamos a criatividade através do uso da narrativa pessoal Storying como prática pedagógica e investigativa. Ao integrar histórias pessoais e coletivas no ambiente educacional, ela promove uma aprendizagem mais significativa e ligada com as realidades dos estudantes.
Ao integrar princípios de Interseccionalidade, Gestão Coletiva e práticas não excludentes, esta formação convida os professores a construir aprendizagens significativas e plurais, através de projetos educativos vivos, democráticos e culturalmente relevantes, capazes de dar resposta aos desafios do século XXI.